Tuesday, May 09, 2006

O PRESENTE DO DEMÔNIO


Artigo de MANOEL SOARES


Não aconselho ninguém a ter um canhão. Sei que já passou a febre da discussão a respeito do desarmamento, mas continuo achando que não deve ser tema para meia dúzia de "surfistas" entrarem na onda e ficarem fazendo média com coisas que podem salvar vidas.

Na boa, tenho mais medo de uma arma na minha mão do que na mão dos meus inimigos. Não que eu seja mais homem do que os outros, pelo contrário. A moral é que essas porcarias alimentam, em um momento de atrito, o ódio que pode haver em nós. A falsa sensação de poder que o gelado do metal traz faz com que a frieza do cano congele nosso espírito e cale a nossa consciência. O valor da vida fica reduzido a uma fração de segundos.

Se liga só. Se você vai a um posto de saúde com sua coroa e um cara entra numa de sacaneá-la, se você tiver maquinado, junta a tensão de ver sua coroa mal com a falta de respeito do mané e o ferro na cintura, pronto: a casa caiu. Se você tiver limpo, no máximo, vai dar umas conchas nele, vai cuidar da sua coroa e já era.

A coisa se inicia, muitas vezes, naquela arminha de brinquedo que o moleque ganhou de aniversário. Por que não um pião ou uma bola? Que loucura! Ali começou a ser alimentada uma paixão que não devia sequer existir. Se é, realmente, necessário ter uma arma em casa, então, não deixe que seus filhos se apaixonem por ela. Esse fascínio pode lhe custar a vida. Este mundo é imprevisível demais para dar moleza para o azar.

Arma só traz desgraça. Se bem me lembro, foi em troca de armas que os reis africanos entregaram seu povo ao tráfico de escravos. E se alguém me perguntar qual é a música que o diabo mais gosta de ouvir, eu sei: é aquele som metálico da agulha batendo na traseira da bala antes do estouro. Nessa hora, ele olha para Deus e, com um sorriso no canto da boca, diz: "Ganhei mais um".

Publicado em Diário Gaúcho
em 09 de maio de 2006

3 comments:

Anonymous said...

gostei mto do texto

Anonymous said...

Gosto mto dos artigos do Manoel. São excelentes. Continue publicando em seu blog. Abraços.

Anonymous said...

Nice colors. Keep up the good work. thnx!
»